Menu
Buscarsexta, 24 de julho de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
unigran26
cultura

Palestra aborda desafios das comunidades indígenas

Programa antecede finalíssima do concnurso Miss e Míster RID

21 abril 2026 - 08h47Por Redação Douranews

Indígenas das etnias Kaiowa, Guarani e Terena vão conhecer no próximo final de semana os vencedores do Concurso Miss e Mister da Reserva Indígena de Dourados. Cercada de grande expectativa, a final será neste sábado (25) a partir das 19 horas na quadra da Vila Olímpica na Aldeia Bororó. 

A seletiva para a escolha dos dez casais representantes das três etnias e das aldeias Jaguapiru e Bororó foi realizada no dia 12 passado. Durante toda esta semana, os organizadores estão realizando os ensaios e preparando os candidatos para a decisão do concurso que já se tornou tradicional. 

O evento também está proporcionando palestras e oficinas com foco na valorização da cultura e na saúde, temos importantes para a comunidade indígena de Dourados, uma das maiores do Brasil. O objetivo é aproveitar o foco e a visibilidade do concurso para chamar a atenção para temas importantes para os povos originários. 

Durante toda esta segunda-feira (20), por exemplo, na Escola Guateka, aconteceu um ciclo de palestras com foco na educação e na saúde. A palestra principal foi proferida pela professora Roseline Tuxá, do Ministério da Educação. O vice-governador Barbosinha participou da abertura do ciclo e acompanhou as apresentações culturais das etnias guarani ñhandeva, terena e kaiowa.

No sábado, além da aguardada apresentação dos finalistas com traje esporte fino e roupas típicas indígenas, o público poderá prestigiar apresentações culturais e visitar uma área de exposição de artesanatos, valorizando a cultura e os talentos das comunidades indígenas da região.

O evento é uma realização do Coletivo Miss e Mister RID, com o apoio da Fiocruz, entre outros parceiros que acreditam na força cultural dos povos e no protagonismo da juventude indígena.