Um grupo de 38 pessoas (36 estudantes e dois professores) alemãs passou a manhã desta terça-feira em Dourados. Depois de pernoitar num hotel da cidade e jantar numa churrascaria tradicional gaúcha, eles conheceram o funcionamento da Usina São Fernando, uma das maiores do país.
Os estudantes da Escola Técnica de Triesdorf, no sul da Alemanha, estavam acompanhados dos professores Fritz Faatz e Peter Bittte. O intercâmbio é organizado por Suzi Tietz, de Lajeado (RS). Suzi disse que os alemães ficaram encantados com o nível de tecnologia empregado na região. Disse ainda que pretende organizar outro intercâmbio com estudantes só nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Suzi agradeceu o apoio da Prefeitura de Dourados na passagem pela cidade. Técnicos da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio e do Departamento de Turismo auxiliaram no agendamento da visita à usina e nas reservas do hotel e restaurante.
A diretora Ivana Jamberzi e a turismóloga Rejane Sinaila Morinigo acompanharam os visitantes desde a chagada a Dourados. Nesta terça o diretor de Turismo, Marcelo Mourão, também recepcionou os visitantes no hotel. Já os técnicos Regiane Marques e Osmário Magalhães Filho acompanharam a caravana na visita à usina.
Os alemães chegaram a São Paulo no dia 1º, visitaram o Instituto Butantã e seguiram para Campo Grande, onde conheceram o Frigorífico JBS, o Confinamento Malibu e a Fazenda Remanso (integração pecuária-lavoura).
Ainda nesta terça o grupo conhece a Fazenda Passa Quatro, em Rio Brilhante, a Fazenda Água Tirada (Maracaju), que cria nelore PO, e de lá segue para o Paraná, onde visita uma colônia alemã em Entre Rios, vai a Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. Depois vai a Bauru (SP) e Rio de Janeiro, de onde retorna à Europa. A viagem tem duração de 16 dias.
ROTEIRO
Dourados está inserido no roteiro “Turismo Tecnológico e Ecoturismo em MS”, idealizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. O roteiro abrigará locais de visitação em Dourados, Maracaju e Bonito e atrairá turistas internacionais, sobretudo da Alemanha e Estados Unidos e também do Brasil. Esse roteiro já está sendo comercializado.