As unidades do Senai de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas promovem, quinta e sexta-feira (14 e 15), a etapa municipal da Olimpíada do Conhecimento para definir os representantes dos cinco municípios na etapa estadual da maior competição da educação profissional do Estado, que será realizada dias 9 e 10 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, durante a Caça Talentos Expo. Em Dourados a seletiva será realizada apenas na sexta-feira.
Segundo a coordenadora estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai, Maíse Giacomeli, a competição é realizada em três fases. “A realização da etapa municipal, classificada como escolar, foi um grande ganho para nós, pois ela já apresenta aos competidores um ambiente semelhante ao da etapa estadual. Nesta primeira fase, também serão avaliadas a habilidade, a agilidade, o foco e o controle emocional dos alunos do Senai participantes da competição”, declarou.
Outro aspecto apontado como positivo por Maíse Giacomeli é a possibilidade de realizar um trabalho constante de preparação para a Olimpíada do Conhecimento do Senai. “Quando é realizada uma etapa na própria unidade, ela passa a fazer parte do calendário, os alunos se envolvem e quem ainda não participou se anima em fazer parte dos competidores. O resultado é a conquista de uma melhor colocação para Mato Grosso do Sul na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai”, disse.
Seletivas
As seletivas vão envolver 16 ocupações: desenho assistido por computador (CAD), panificação, soldagem, mecânica de manutenção, eletrônica industrial, confecção de roupas, mecânica de automóvel, segurança do trabalho, TI soluções de software, tornearia, eletricista industrial, eletricista predial, construção e alvenaria, aplicação de revestimentos cerâmicos, instrução e controle de processo, robótica móvel