Ainda não eram 18 horas, mas a praça Antônio João já registrava um volume expressivo de pessoas, a maioria estudantes das universidades públicas de Dourados, atendendo a convocação do movimento ‘#vemprarua’ que organizava, na noite desta quinta-feira (20), o manifesto contra a corrupção, seguindo a voz corrente das ruas das principais cidades do País.
Entre os manifestantes, o fiscal de rendas aposentado Gildo Néspoli, discreto conversando com um grupo de amigos, profissionais liberais hoje atuando na advocacia, que nem ele, dizia que “o maior problema deste País é a sangria do dinheiro público”.

Emmanoel Marinho apresenta versos contra a corrupção durante manifesto
O poeta Emmanoel Marinho, um dos voluntários do movimento, começou às 18 horas a declamar poesias, algumas composições inéditas, feitas exclusivamente para o evento, chamando a atenção das pessoas para a aglomeração em torno da concha acústica da praça. No chão, faixas e cartazes de todos os tipos, com os dizeres mais variados, anunciando a insatisfação dos participantes em diferentes segmentos.
Alguns dos participantes chegavam e ficavam meio à distância, com faixas e cartazes ainda enrolados, sob os braços. “Vai saber o que vem escrito aí, só vamos saber depois que emsse pessoal se animar e abrir o material”, disse ao Douranews um servidor público, observando atentamente os dizeres apresentados pelas pessoas que chegavam.
A manifestação tinha previsão de sair da praça Antônio João com destino às imediações da Câmara de Dourados e ainda poderia fazer o contorno, até o terminal de transbordo, embora esse roteiro esteja programado para a manhã desta sexta-feira (21), na segunda rodada do protesto. O Douranews apurou, extraoficialmente, que os vereadores arregimentaram um ‘exército’ estimado em torno de 100 seguranças para cuidar do prédio, temendo a depredação do patrimônio público por parte dos mais exaltados.