Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Dourados

Participantes de mutirão aprendem pequenos ofícios em Dourados

23 de julho 2013 - 15h58 Por Redação Douranews
Participantes de mutirão aprendem pequenos ofícios em Dourados

A partir da participação no mutirão “Dourados para Você”, realizado no sábado (20) nas escolas Laudemira Coutinho de Melo no Jardim Santa Maria e Armando Campos Belo no Santa Brígida, muitas donas de casa poderão proporcionar uma vida melhor para suas famílias.

Elas participaram de minicursos e aprenderam pequenos ofícios, que vão significar renda extra no dia a dia. A melhoria de renda das pessoas é o principal objetivo do prefeito Murilo Zauith (PSB). O mutirão tem como meta levar as oportunidades aos bairros mais distantes do centro de Dourados.

Nas duas escolas, 50 pessoas participaram do curso de design de sobrancelhas e poderão oferecer o serviço na vizinhança ou mesmo na família, reduzindo gastos. Da mesma forma, outras 50 pessoas participaram do minicurso de noções básicas de escova e chapinha, aprendendo as técnicas básicas para o ofício.

O mutirão beneficiou pessoas de 30 bairros das regiões do Santa Brígida e Santa Maria. Foram feitos 2.280 atendimentos, beneficiando 580 pessoas, sem contar aquelas que esqueceram de devolver o “passaporte” no final da participação e as crianças.

Pelo menos 280 crianças foram beneficiadas com atividades esportivas e de lazer nas duas escolas, realizadas pelo Sesi, Funed e Secretaria de Cultura. Em torno de 60 pessoas, entre idosos e crianças, passaram pela sala de informática, recebendo as primeiras noções de como operar um microcomputador.

As palestras e minicursos foram organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. De acordo com a secretária Neire Colman, o impacto na comunidade foi muito positivo e atendeu bem a proposta do prefeito Murilo. “Foram emitidas 40 carteiras de trabalho e várias outras pessoas tiraram seu CPF. É gente que sai da informalidade e vai poder trabalhar e comprar na cidade, gerando riqueza e renda”, explica Neire.

Outro destaque importante foi a participação de 45 pessoas nos cursos de fuxico (arte com retalhos de tecido) e de 55 na sala de captação de distribuidoras de cosméticos da Avon, Natura e UP. São pessoas que também vão promover renda extra para as famílias. A Seara fez captação de vagas nas escolas, realizando 15 cadastros. Doze pessoas aprenderam como montar o currículo e receberam noções de apresentação pessoal.

Na área de alimentos, 25 pessoas passaram pela sala do Sesc e aprenderam como viver bem, consumindo alimentos saudáveis. Outras 20 pessoas participaram da mini-oficina de alimentos do Senai, aprendendo a fazer a pão de queijo. Quinze pessoas participaram da palestra sobre como ser um bom garçom, tendo as primeiras noções para buscar uma vaga de emprego na área.

O prefeito Murilo esteve nas duas escolas pela manhã e visitou as salas onde 41 serviços foram disponibilizados e conversou com moradores. “A retomada dos mutirões nos bairros é mais um compromisso que assumimos com a população, especialmente com os presidentes de bairros”, afirmou. A Prefeitura vai realizar até o final do ano mais quatro mutirões em regiões estratégicas.