Os servidores públicos dos organismos do Município e do Estado começam a viver um novo feriado prolongado, alusivo ao Dia do Trabalho, celebrado nesta quinta-feira (1), a partir das 17 horas desta quarta-feira (30). Além do Governo do Estado, a Prefeitura e a Câmara de Dourados também decretaram ponto facultativo na sexta-feira (2), informando que as repartições públicas permanecerão fechadas na quinta e sexta-feira.
Os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente, segundo a assessoria de comunicação do Município, observando que as escolas da Rede Municipal de Ensino e Ceims (Centros de Educação Infantil) funcionarão de acordo com o calendário próprio. Os pais devem se informar nas instituições sobre o funcionamento.
As Unidades Básicas de Saúde ficarão todas fechadas a partir de quinta-feira devido ao feriado e ponto facultativo, retomando o atendimento na segunda-feira (5), a exemplo dos demais servidores. Neste período o atendimento ficará concentrado no PAM (Pronto Atendimento Médico) das 6 horas à meia noite.
Após este horário, de acordo com a Prefeitura, os casos de urgência devem ser levados ao Hospital da Vida que fica aberto 24 horas. As ambulâncias da Prefeitura e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ficarão à disposição da população durante todo o feriadão.
A coleta de lixo só não vai funcionar na quinta-feira, mas retorna na sexta-feira normalmente e também será feita no sábado, diz a assessoria.
A Central de Atendimento ao Cidadão vai acompanhar o horário de atendimento dos demais órgãos da Prefeitura, fechando nesta quinta e retomando as atividades na segunda-feira.