Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Dourados

Professores do Mais Educação recebem capacitação

18 de agosto 2014 - 13h57 Por Redação Douranews
Professores do Mais Educação recebem capacitação

Destaque nacional no Programa Mais Educação, por causa da inserção no programa de todas as suas 45 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino), Dourados foi uma das cidades escolhidas para uma capacitação de professores e monitores.

Profissionais de universidades brasileiras recrutados pelos ministérios do Esporte e Educação estiveram em Dourados durante dois dias, na semana passada, ministrando a capacitação no macrocampo da atividade ‘Esporte da Escola’ e em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria municipal de Educação.

O evento reuniu 82 monitores e professores de Educação Física que trabalham na aplicação do programa em Dourados, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão), onde os participantes receberam materiais didáticos e, ao final do treinamento, certificados. 

Marcela Asfora Lira, coordenadora de área do Ministério do Esporte, que esteve em Dourados acompanhando a equipe, explica que os professores que ministram a capacitação foram recrutados pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Para Dourados vieram sete educadores das universidades federais de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná (Maringá), São Paulo (São Carlos) e Goiás (Goiânia). 

O conteúdo foi bastante extenso, apresentando atividades em várias modalidades de esportes, como basquete, futebol, futsal, handebol, altimate frisbee, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei, atletismo, ginástica, dança, lutas, capoeira, atividades circenses, práticas corporais de aventura, entre outros.

“A capacitação com os monitores do Programa Mais Educação é muito importante, porque a proposta do Governo Federal é melhorar a qualidade da aprendizagem integrando a política esportiva com política de educação de forma a incentivar as práticas esportivas nas escolas. Mais que uma simples capacitação, o objetivo maior é trabalhar com a realidade de cada escola e fazer a inclusão social”, diz Marcela.

Esporte da Escola

Das 45 escolas inseridas no Programa Mais Educação, 25 escolheram desenvolver atividades Esporte da Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas, oportunizando o esporte educacional a 5.436 estudantes da Rede Municipal de Ensino. 

Em Dourados o Ministério do Esporte ofertou curso de capacitação dividido em duas etapas. A primeira, em formato presencial com 16 horas compostas de aulas teóricas e práticas e a segunda, quatro horas como formação continuada na modalidade EaD por meio da plataforma ‘e-proinfo’ em parceria com o Ministério da Educação.