Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Dourados

Prefeito dá posse a novos conselheiros segunda-feira

22 de abril 2016 - 14h54 Por Redação Douranews
Prefeito dá posse a novos conselheiros segunda-feira

O prefeito Murilo Zauith (PSB) vai dar posse, segunda-feira (25), aos componentes de três conselhos da Assistência Social: dos direitos da Pessoa com Deficiência; da Criança e do Adolescente e da Mulher. Também dará posse aos conselheiros gestores das unidades de saúde de Dourados. A solenidade de posse vai acontecer às 8 horas, no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal).

A posse dos conselhos relativos à Assistência Social está sendo organizado pela Casa dos Conselhos, que visa contribuir com as políticas públicas relevantes assegurando à população o pleno exercício da cidadania e controle social.

A coordenadora da Casa dos Conselhos, a assessora de Controle Social Adiana Mariza Bach, explica que somente após a posse dos integrantes pelo prefeito Murilo é que será realizada a primeira plenária para em seguida eleger a diretoria de cada conselho. Todos serão nomeados conforme decreto.

Saúde

A posse dos conselheiros gestores das unidades de saúde está sendo organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, presidido pela técnica de saúde Berenice Oliveira Machado de Souza.  Ela informou que vão tomar posse gestores de 14 unidades, sendo que cada uma delas têm o direito a oito representantes.

As demais unidades, das 33 existes em Dourados, o Conselho vai abrir as inscrições para novos conselheiros gestores entre 30 de maio a 10 de junho. “Nesta etapa só vamos dar posse apenas para 14 unidades que conseguiram obter conselheiros gestores, as demais vamos abrir novas inscrições, podem participar qualquer usuário das unidades de saúde interessado”, explicou.

Ela lembra que o papel do conselheiro gestor é um ‘braço’ do Conselho Municipal de Saúde. Os conselheiros se reúnem uma vez ao mês para definir as necessidades das unidades de saúde e repassar ao Conselho Municipal de Saúde, conforme explica material distribuído pela assessoria de comunicação da Prefeitura.