Política de preservação é reforçada em minicursos e debates durante a Semana — Foto: Douranews
A Prefeitura de Dourados abre nesta quarta-feira (1), através do Imam (Instituto do Meio Ambiente), em parceria com outros órgãos e instituições, a XVI Semana do Meio Ambiente e a XIX Eco Dourados, eventos que serão realizados até ao dia 3, no espaço da Unigran, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
Durante a Semana do Meio Ambiente serão realizadas palestras, minicursos, exposição de trabalhos, apresentação de projetos de educação ambiental das escolas do município, visita a parques e áreas de preservação, além da entrega do Troféu Marco Verde.
A Semana do Meio Ambiente e a Eco Dourados são eventos que têm o propósito de discutir os temas ligados ao Meio Ambiente no município de Dourados, atingindo a população de uma maneira geral. Os eventos, já tradicionais em Dourados, acontecem em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e mobilizam um público cada vez mais expressivo de ambientalistas, pesquisadores, acadêmicos, estudantes, políticos e a comunidade em geral.
No evento, também será entregue o prêmio “Troféu Marco Verde”, destinado a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram com ações socioambientais no município de Dourados no ano de 2015.
Programa
As inscrições, no local do evento, podem ser feitas nesta quarta das 18 às 19h30, e às 20 horas será realizada a solenidade de entrega do troféu Marco Verde 2016. Às 21h30, está programada mesa redonda: “Direito Ambiental, garantias e preservação”, com o palestrante Amilcar Araújo Carneiro Júnior, promotor do Meio Ambiente de Dourados, com a participação do professor Joe Graeff Filho e da professora Andrea Bulgakov Klock, tendo como mediador o professor Ataulfo Alves Stein Neto, presidente do Comdam (Conselho do Meio Ambiente de Dourados)
Na quinta-feira (2), das 13 às 17 horas, acontecem os minicursos e às 19h30 haverá nova mesa redonda, com o tema “Educação Ambiental, práticas e conceitos”, e os palestrantes cabo Aparecido dos Santos, a educadora sócio ambiental do Centro Social Marista, Fabiana Rodrigues Nunes e as biólogas e professoras Simone Ceccon e Giani Lopes Bergamo Missirian, tendo como mediadora Helaine Nonato Camilo, também bióloga e mestre em bioprospecção.
Na sexta (3), das 13 às 17 horas, prosseguem os minicursos e, até às 19h30, acontece a Eco Dourados. À noite, a mesa redonda “Meio Ambiente e Saúde” terá como palestrantes o biomédico Vinicius Soares de Oliveira, a bióloga Rosana Alexandre da Silva, o clínico geral Luciano da Silveira Rodrigues e a professora Tatiana Vallezzi Cavichioli de Andrade Santos, tendo como mediador o biólogo e biomédico Thyago Pires Braga e Almeida.