Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Dourados

Após denúncia, CCZ combate criadouro de mosquitos da dengue na praça

18 de fevereiro 2019 - 19h25 Por Redação Douranews
Após denúncia, CCZ combate criadouro de mosquitos da dengue na praça Diretora do CCZ, Rosana Alexandre foi pessoalmente na praça conferir atitude de incivilidade de populares — Assessoria

Em ação neste domingo (17), o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) eliminou focos do mosquito Aedes aegypti na Praça Antonio João, no centro de Dourados. Foi identificado lixo descartado irregularmente no local e que, após chuva, se tornou ponto favorável para reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ, disse que após tomar conhecimento de denúncias nesse sentido o trabalho de eliminação das larvas ocorreu de forma imediata. Ela destacou que a falta de asseio da população contribui para ambientes “favoráveis” para o Aedes.

“Nesse período de constantes chuvas estamos em alerta. O lixo a céu aberto logo acumula água e o local fica atrativo para o mosquito se reproduzir. Pedimos a colaboração das pessoas para não descartar lixo de forma irregular e para que cuidem de seus terrenos e quintais com limpeza e higiene”, disse.

O foco estava concentrado no espaço dedicado ao Monumento da Bíblia no meio da praça. O secretário de Serviços Urbanos, Fabiano Costa, solicitou a inserção de areia no local para evitar acúmulo de água. Outras medidas cabíveis no local estão sendo verificadas pela Prefeitura de Dourados.

Por meio do CCZ, a Prefeitura de Dourados mantém o trabalho de orientação, combate e prevenção da dengue e de outras doenças. Mutirões acontecem regularmente, além de atividades educativas. O índice de casos de dengue se mantém baixo em Dourados, no entanto, a gestão municipal solicita que a população se empenhe no combate ao mosquito e denuncie imóveis com condições críticas de limpeza para que os agentes façam a vistoria.