Célio Vilela foi pioneiro na defesa do produtor rural — Arquivo
Morreu nesta terça-feira (25), em São Paulo, onde se encontrava hospitalizado, o pecuarista douradense Célio Vilela de Andrade. Ele nasceu em julho de 1937 e vinha passando por um tratamento contra o câncer de próstata.
Célio Vilela foi quem introduziu a cultura do nelore mocho em Dourados e na região, participou de várias diretorias no Sindicato Rural e atualmente empreendia na produção de calcáreo, na região de Bela Vista.
Nos anos 80, juntamente com grupo de produtores rurais de Dourados e municípios vizinhos, participou, com o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado, da fundação da UDR, a União Democrática Ruralista no Brasil.
“Não podemos deixar que o campo e o produtor rural sejam dizimados por grupo de fanáticos com ideologias estrangeiras que se arvoram de donos de toda a terra do planeta e desrespeitam o direito à produção”, defendia Célio Vilela.
Para o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, o pecuarista deixa um legado significativo. “Contribuiu muito com o setor produtivo e com o crescimento de Mato Grosso do Sul, pela visão de empreendedor e defensor da segurança jurídica na atividade rural”, afirmou o dirigente sindical.