Theodoro, Gleicir, Kalyana e Márcio, os eleitos — Divulgação
Atual presidente do PreviD, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município, que já havia sido reeleito em 2022, o servidor Theodoro Huber conquistou, na quinta-feira (24), o terceiro mandato à frente da entidade após o processo de eleição que registrou a participação de 1.426 votantes, dentre os aproximadamente 6.500 servidores ativos e aposentados aptos a votar. Theodoro obteve 73,2% dos votos válidos.
Em 2022, a eleição do PreviD teve 1.521 votantes – um número ligeiramente superior ao deste ano. Apesar da pequena diferença, a participação manteve-se expressiva, considerando que o voto não é obrigatório e que muitos servidores ativos enfrentam dificuldades de deslocamento devido às escalas de trabalho.
Perfil dos eleitores
• Aposentados: Cerca de 1.500 inativos estavam habilitados, sendo um dos grupos mais mobilizados.
• Servidores ativos: 5000 A votação foi marcada pela presença de profissionais de Secretarias Municipais, Escolas, CEIMs, Unidades de Saúde e outros setores.
Resultados consolidados
• Presidência: Theodoro Huber (1.044 votos – 73,2%) x Marcos Alencastro (336 votos – 23,6%).
• Diretoria Financeira: Márcio Fernandes (1.249 votos – 87,6%).
• Diretoria de Benefícios: Gleicir Mendes (1.246 votos – 87,4%).
• Diretoria Administrativa: Kalyana Gianello Santini (635 votos – 44,5%), à frente de Fernanda Aran (572 votos) e Jeniffer Daiany (174 votos).
Desafios da nova gestão
A diretoria eleita assume com o compromisso de ampliar a transparência, melhorar a comunicação com os segurados e garantir a sustentabilidade do regime previdenciário. O presidente novamente reeleito declarou, após conhecer o resultado que assume com ainda mais responsabilidade "o desafio de consolidar os avanços e enfrentar de frente as demandas do Pró-Gestão e da era digital, sem desassociar do atendimento humanizado, que é marca da nossa gestão. As prioridades são claras: transparência total, comunicação contínua e acessível com os segurados, e a sustentabilidade de longo prazo do regime".
Reconhecimento à Comissão Eleitoral
O processo foi elogiado pela organização e lisura, garantindo um pleito democrático e sem contestação. A autarquia também enalteceu a participação dos servidores, que, mesmo com o voto facultativo, demonstraram interesse ativo no futuro da previdência municipal.
O presidente da Comissão Eleitoral, Hélio do Nascimento enfatizou: "Esta eleição mostrou que, com planejamento e dedicação, não há barreiras geográficas ou climáticas que impeçam a democracia. O PreviD está orgulhoso de ter cumprido seu papel com excelência".
Próximos passos
A Diretoria Executiva eleita vai assumir, no dia 10 de maio, com o compromisso de fortalecer ainda mais a previdência dos servidores municipais, com responsabilidade, transparência e dedicação.
(Colaborou: José S.S.)