Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
sessão dupla

Câmara aprova a prorrogação da vigência do Plano de Educação

Depois do feriadão e da Marcha a Brasília, vereadores retomam sessões

29 de abril 2025 - 09h15 Por Assessoria
Câmara aprova a prorrogação da vigência do Plano de Educação Vereadores de Dourados realizam duas sessões seguidas — Divulgação

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (28), a prorrogação da vigência do Plano Municipal de Educação (PME) até dezembro de 2025. O prolongamento aconteceu para que o novo Plano seja desenvolvido de acordo com as necessidades atuais da educação do município.

A elaboração do novo PME é discutida nesta terça-feira (29), em audiência pública na Câmara de Dourados, quando o segmento busca definir as diretrizes da educação para os próximos 10 anos no Município.

12ª Sessão Ordinária

Em virtude do feriado de Tiradentes, quando os vereadores de Dourados também aprovaram para deslocamento da maioria dos membros do Legislativo local a Brasília, por ocasião da Marcha organizada pelas confederações nacionais, duas sessões ordinárias foram realizadas nesta segunda-feira.

Na 12ª sessão ordinária de 2025, a Casa de Leis analisou e votou dois projetos de lei.

O projeto de lei 046/2025 de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PSDB), que dispõe sobre a Denominação de “Rua Laudelino Balbuena Medeiros” a atual “Rua do Jacarandá” localizado no loteamento Itapitan I e II, por duplicidade, foi aprovado em 2ª discussão e votação.

Durante a 12ª sessão ordinária, o professor Thiago Coelho Silva, que é presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED) discorreu sobre a 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública que teve início no dia 22 de abril e se encerra neste dia 29.

O professor explicou que a semana é para realizar uma ampla reflexão sobre os problemas da educação e buscar caminhos para a construção de uma educação de cada vez mais qualidade. “Nessa semana a nossa principal pauta é a privatização, privatização essa que já está ocorrendo em vários estados da federação e significa transferir a prestação do serviço público para iniciativas privadas. Nós buscamos pela valorização dos servidores públicos, com concurso público, além de buscar mais investimentos nas escolas para acabar com a superlotação que já ocorre no município”, destacou Thiago, que também agradeceu aos vereadores e a atual gestão municipal pelo diálogo aberto com os servidores da educação.

13ª Sessão Ordinária

Logo em seguida, a Câmara de Dourados realizou a 13ª sessão ordinária do ano, onde foram debatidos quatro projetos de lei. A Tribuna Livre foi ocupada por Gino José Ferreira, presidente do Sindicato Rural De Dourados, que falou sobre a 59ª Exposição Agropecuária de Dourados.

“Vim até a Câmara fazer um convite a sociedade douradense, que do dia 9 ao dia 18 de maio, prestigiem a Expoagro, que esse ano contará com uma ampla programação para toda a família. O nosso objetivo é popularizar cada vez mais o evento, com shows, simpósios, leilão e a volta do rodeio. Também gostaria de agradecer aos vereadores por mais um ano de parceria, e dizer que é uma honra levar o legislativo para a exposição”, afirmou Gino.

Os vereadores aprovaram em 1ª discussão e votação o projeto de lei 047/2025 de autoria do vereador Sérgio Nogueira (PP), que declara Utilidade Pública o Grupo de Apoio a Adoção de Dourados – GAAD Acolher.

Dois projetos também foram aprovados em única discussão e votação, o de decreto legislativo 014/2025 de autoria do vereador Elias Ishy (PT), que concede Diploma de Jubileu de Ouro à Embrapa Agropecuária Oeste, alusivo aos seus 50 anos de sua fundação; e o projeto de decreto legislativo 015/2025 de autoria do vereador Inspetor Cabral (PSD), que concede Diploma de Honra ao Mérito ao produtor César Roberto Dierings, pelos relevantes serviços prestados no Agronegócio, contribuindo para o crescimento do setor na região.