Menu
Buscarquarta, 17 de junho de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
unigran26
cuidadoras de idosos

Em parceria com UFGD e IFMS, Geraldo lança cursos

Deputado viabiliza R$ 500 mil para cursos na aldeia e cidade

17 junho 2026 - 17h12Por Assessoria

O deputado federal Geraldo Resende participa no próximo dia 27 de uma agenda especial em Dourados voltada à valorização, proteção e cuidado com a pessoa idosa. Na mesma data, serão realizados dois eventos que marcam o avanço de projetos financiados por recursos viabilizados pelo parlamentar, totalizando R$ 500 mil destinados à formação profissional e ao fortalecimento de políticas públicas para o envelhecimento digno em Mato Grosso do Sul.

A programação terá início às 9h30, na Reserva Indígena, envolvendo lideranças das aldeias Jaguapiru e Bororó, com a cerimônia da aula inaugural do Curso de Cuidador de Idosos para a Comunidade Indígena. Já às 13h30, no Cine-Auditório Wilson Valentim Biasotto, na Unidade I da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), será realizado o lançamento oficial do Curso de Extensão em Formação Profissional de Cuidadoras de Pessoas Idosas, inédito na região.

As duas iniciativas integram um conjunto de ações articuladas pelo mandato do deputado em parceria com instituições federais de ensino e pesquisa, buscando ampliar oportunidades de qualificação profissional, geração de renda e atendimento humanizado à população idosa.

Formação e inclusão

Uma das ações contempladas pelos recursos destinados por Geraldo Resende é o curso de qualificação para cuidadores de idosos, executado em parceria com instituições federais de ensino. A iniciativa foi concebida para preparar profissionais aptos a atuar no cuidado integral das pessoas idosas, considerando aspectos físicos, emocionais e sociais.

Segundo o parlamentar, o envelhecimento da população brasileira exige investimentos permanentes em capacitação profissional e em políticas públicas voltadas a esse segmento.

“Estamos vivendo uma transformação demográfica importante. Nos próximos anos teremos uma população idosa cada vez maior e precisamos preparar pessoas qualificadas para oferecer cuidado humanizado, ao mesmo tempo em que criamos oportunidades de geração de renda para centenas de famílias”, destaca Geraldo Resende.

O evento da Aldeia Jaguapiru possui um significado ainda mais especial por levar qualificação profissional diretamente às comunidades indígenas de Dourados. O curso foi estruturado para respeitar os valores culturais, os saberes tradicionais e as especificidades das aldeias Bororó e Jaguapiru, fortalecendo a rede de proteção e cuidado aos idosos indígenas.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o mandato do deputado Geraldo Resende, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e as lideranças indígenas locais, ampliando o acesso à educação profissional e promovendo inclusão social dentro das comunidades.