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TRIBUTO

Identidade indígena é apresentada em evento na PED

Parceria com CEEJA mostra resultado de estudos

22 abril 2024 - 07h05Por Redação Douranews

O Dia dos Povos Originários foi abordado de forma didática e minuciosa em evento realizado na sexta-feira (19), data consagrada à raça que deu origem à formação do País, e de forma diferenciada, em Dourados. Ao invés do debate acadêmico, das teses de mestrado e doutorado, e da apresentação de farto material produzido com investimentos pesados de ONGs internacionais, foram os alunos da PED, a Penitenciária Estadual que funciona na saída de Dourados para Campo Grande, quem proporcionaram essa aula.

Por meio do projeto “Conhecimento para combater o preconceito - Dia Nacional dos Povos Indígenas”, desenvolvido durante todo este mês de abril por meio de uma parceria do Governo do Estado, via CEEJA (o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), seguindo as diretrizes da assistência educacional com atividades que promovem discussão sobre a diversidade étnica, social e cultural no país, os internos da PED promoveram o resgate da verdadeira identidade cultural indígena.

Recepcionados pelo diretor da PED, Rangel Schveiger, os alunos Adilson e Leandro abriram a programação homenageando Mato Grosso do Sul nas letras da composição de Carlos Fábio/Carlos Marinho que os intérpretes Carlos Fábio/Nildo Pacito promoveram por todo o Estado. Em seguida o estudante Edilson Machado explicou o conceito do artesanato indígena, quase que integralmente desconhecido da sociedade dita ‘branca’ e a funcionalidade dos artefatos produzidos pelas comunidades guarani, kaiowá e nhandéva. 

O diretor Rangel destacou a presença da direção e professores do CEEJA que “permitem à comunidade o aprendizado, a inclusão e nos levam a crer que a Educação não acaba aqui, onde a gente trabalha também pela saúde e o bem estar de todos”.

Antonio Dalto, que chegou ao grau máximo de cacique na aldeia Jaguapiru, e, aos 73 anos, é o verdadeiro guru entre os demais na PED, compôs, juntamente Adilson Machado, Geraldo Velasc e o Carlos o grupo que representou, por meio de explanações verbais e da dança, a verdadeira razão da cultura indígena, relacionadas principalmente com o plantio da lavoura original, abordando a diferença da fé e da crença na produção, "diferente do branco que já vai plantando e colocando veneno”, no caso de um dos pratos principais na Reserva de Dourados, a mandioca.

O estudante Ademir, integralmente alfabetizado no projeto do CEEJA na PED, contou a trajetória vencedora do grupo Bro Mc's, quarteto indígena que iniciou despretensiosamente entre os patrícios com o fim de apenas reivindicar direitos, exigir o reconhecimento e protestar contra o descaso em relação às necessidades das aldeias Jaguapiru e Bororó e agora transformado em personalidades globais; a última aparição foi em uma apresentação com o DJ Alok, em Nova Iorque (EUA).

Entre outros atrativos, como a interpretação do clássico ‘Todo dia era dia de índio’ (Rita Lee), um poema sobre a necessidade desse reconhecimento e os desejos de um interno para o futuro, o tradicional ‘dia do índio’ mostrou, sim, que é possível enxergar também junto aos quase 200 nativos que integram a PED a perspectiva de um amanhã com esperança e dignidade e busca por novos caminhos, preferencialmente junto da grande família que forma a Reserva Indígena “Francisco Horta”. 

Acompanhe mais depoimentos e manifestações sobre o dia no canal 'Colunistas'

Os responsáveis

Conforme o diretor Rangel destacou, depois de acompanhar pessoalmente todas as apresentações, junto com a diretora do CEEJA, professora Daniela Meili Staut, a adjunta Marisa Martins da Silva e a coordenadora pedagógica Aparecida Jeanne Paz de Mattos, com o interlocutor Breno, predominou a dedicação e o empenho da equipe de professores, nas diferentes áreas:

- Ana Paula Alves da Silva (Ciências Humanas)
- Adriana Bertoleti (Matemática)
- Elaine Maria de Mello (Linguagem)
- Jessica Carvalho Motta Ramos (Anos iniciais do Ensino Fundamental-EJA)
- Grazieli Martins Coelho (Matemática dos Anos iniciais do Ensino Fundamental-EJA)
- Katrini Calheiros Lopes (Anos iniciais do Ensino Fundamental-EJA)
- Viviane Saldivar Duarte (Matemática)
- Rafaela Rocha Soares (Qualificação Profissional)
- Ivone da Silva Martins (Arte dos Anos iniciais do Ensino Fundamental-EJA)
- Danielle Edivani Vergutz Monteiro (Educação Física)
- Rosangela Ibanhes (Ciências Humanas)
- Saulo França Brum (Qualificação Profissional)