A Prefeitura de Dourados autorizou a contratação de empresa para a reforma da Sala Vermelha do Hospital da Vida, conforme publicação no Diário Oficial do Município nº 6.635, desta quarta-feira (27). A medida determinada pelo prefeito Marçal Filho reforça os investimentos na estrutura da saúde pública e busca garantir melhores condições de atendimento aos pacientes que necessitam de cuidados de urgência e emergência.
De acordo com o processo nº 067/2026/DL/PMD, a contratação foi realizada por meio de dispensa de licitação nº 019/2026. O valor global da obra será de R$ 470.684,97 e a empresa contratada é a Telear Eletricidade e Construções Ltda. – ME. O investimento será executado com recursos da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Fundo Municipal de Saúde, dentro da dotação destinada à assistência hospitalar e ambulatorial e investimentos em atenção de saúde especializada.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueredo, enfatiza que as obras emergenciais foram autorizadas em razão de infiltração que comprometeu a estrutura da Sala Vermelha, obrigando a direção do Hospital da Vida a remanejar os pacientes para outro espaço do prédio. “A população de Dourados e toda região cresce a passos largos, mas a estrutura do único hospital municipal de urgência e emergência de Mato Grosso do Sul continua a mesma há décadas, o que acaba sobrecarregando todo sistema de saúde”, observa o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo.
A Sala Vermelha é um dos setores mais importantes do Hospital da Vida, responsável pelo atendimento de pacientes em estado grave e que necessitam de intervenção imediata. A reforma deve proporcionar melhorias estruturais e mais segurança tanto para os profissionais quanto para os usuários do sistema público de saúde.
O Hospital da Vida atende pacientes de média e alta Dourados e dezenas de municípios da região sul de Mato Grosso do Sul, sendo uma unidade de urgência e emergência “portas abertas” do (Sistema Único de Saúde) SUS, o que evidencia sua importância estratégica para a saúde pública regional e a necessidade constante de investimentos na manutenção da estrutura hospitalar.
A autorização e homologação da contratação foram assinadas pelo prefeito Marçal Gonçalves Leite Filho e pela secretária municipal de Administração, Tays Pereira Diniz, com publicação oficial em 26 de maio de 2026.


Hospital da Vida receberá melhorias na ala vermelha com mais segurança tanto para os profissionais quanto para os usuários do sistema público de saúde - (Foto: A. Frota)




