A partir desta segunda-feira (5), toda população pode procurar as unidades de saúde para tomar a vacina contra a influenza. A Sems (Secretaria municipal de Saúde) vai ampliar a imunização para as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A vacina protege contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.
Até o momento, pouco mais de 35% do grupo alvo da campanha foi imunizado. Das 104.896 pessoas que devem receber a vacina, 38.976 procuraram as unidades de saúde até agora, segundo o assessor especial de imunização do Município, Edvan Marcelo Marques.
Segundo ele, com a pandemia da Covid-19, a imunização contra a gripe se tornou ainda mais importante. A vacina deixa o sistema imunológico 80% protegido contra cepas do vírus influenza. “Lembramos que quem é do grupo prioritário para as duas vacinas, Influenza e Covid-19, você deve tomar as duas, respeitando o intervalo de 14 dias entre elas”, explica.
Edvan diz ainda que a vacina pode reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas à influenza na população, aliviando a sobrecarga no sistema de saúde durante a pandemia. Com as mudanças bruscas de temperatura, a circulação dos vírus respiratórios e a redução do distanciamento – tendo em vista que com o frio as pessoas ficam mais em ambientes fechados – contribuem para a maior incidência das doenças respiratórias no inverno.
O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.
ONDE VACINAR
A vacina contra a gripe está sendo oferecida nos seguintes locais: Novo Horizonte, Seleta, Cuiabazinho, Vila Hilda, Campo Dourado, Carisma, Piratininga, Chácara Caiuás, Cabeceira Alegre, Parque das Nações II, Jóquei Clube, Guaicurus, Bem Te Vi, Vila Vieira, Ouro Verde, BNH IV Plano, Idelfonso Pedroso, Santo André, Vila Índio e Unidades Distritais.