Com 1/3 da população do Paraguai, mas, com um PIB do mesmo tamanho, porque Mato Grosso do Sul aparece em posição tão emergente no mapa econômico do país? O questionamento, feito pelo economista Ricardo Amorim, analisando o perfil dos estados brasileiros, encontra resposta nas constatações dele mesmo:
Mato Grosso do Sul se hiperespecializou na produção de soja, milho, proteína animal, aposta firme na industrialização verde como um polo global de celulose, bioeconomia e investimentos bilionários.
Logísticamente falando, o Estado mantém posição estratégica, pela conexão a portos, ao Mercosul e a integração em cadeias globais. O resultado de tudo isso é um crescimento em ritmo de China, até agora o maior ‘dragão’ da Economia mundial.
“Essa é a prova de que dá para combinar agro potente, valor industrial e sustentabilidade, criando, em Mato Grosso do Sul, um laboratório do futuro econômico do Brasil”, analisa Amorim, considerado pela revista Forbes o economista mais influente do Brasil.


MS: É possível crescer e desenvolver com sustentabilidade - (Foto: Reprodução)




