Nova Andradina, conhecida como ‘cidade sorriso’, será, até domingo (13), a sede do 26º Congresso da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), que começa nesta quinta-feira (10), às 19 horas. O Congresso deste ano vai homenagear o primeiro presidente da Federação (1979/82), quando a ainda se chamava Feprosul, o professor Eusebio Garcia Barrios, que faleceu recentemente.
Com o tema "Nós mudamos a Educação. A educação muda o mundo", o evento é o maior encontro de educadores do Estado e possui o intuito de debater assuntos relevantes sobre a qualidade do ensino público sul-mato-grossense e a valorização dos trabalhadores em educação, professores e administrativos.
De acordo com o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, essa atividade é de suma importância, pois além do debate aprofundado sobre a educação pública e os rumos que os trabalhadores almejam para ter um ensino laico, gratuito, igualitário e de qualidade, os delegados também tem a oportunidade de trocar experiências e de se atualizar do cenário nacional, porque todos os palestrantes são renomados, de diversas partes do Brasil e possuem experiência de luta no movimento da educação.
Programação
Dia 10 – 19h – Abertura – Homenagem a Euzébio Garcia Barrios – Vídeo e Lançamento do Livro "Uma história a ser Preservada" – Feprosul.
Dia 11
8h – Análise de Conjuntura
• Conjuntura Internacional – Carmen Vieites Conde – Diretora da FETE (Federação dos Trabalhadores em Educação da Espanha)
• Conjuntura Nacional – Vagner Freitas – Presidente da CUT Nacional
• Conjuntura Estadual – Ricardo Ayache – Presidente da CASSEMS e do Instituto Diálogo.
12 às 14h – Almoço
14h30 – Os desafios do Movimento Sindical nos dias de hoje
Roberto Franklin Leão – Presidente da CNTE
Antônio Lisboa - Secretário de Relações Internacionais da CUT
19h - Debate sobre os aposentados e administrativos em educação.
• Aposentados - "Qualidade de vida" - Jeeser Alves de Almeida - Doutor em atividade física e saúde. (Sede da UEMS)
• Carreira e os desafios da valorização dos administrativos em educação - Fátima Cleide - Administrativa da educação da Universidade Federal do Pará, ex-senadora da república, graduada em letras. (Câmara Municipal de Nova Andradina).
Dia 12
8h – Conjuntura atual da implantação do Plano Nacional de Educação em todas as esferas
Plano Nacional de Educação - Antônio Carlos Hilário - Coordenador geral da Escola 7 de outubro da CUT e membro da direção da CUT de Minas Gerais.
Plano Estadual de Educação – Sueli Veiga Melo – Vice-presidenta da FETEMS
Plano Municipal de Educação – Gilmar Soares Ferreira - Secretário de Formação da CNTE.
12 às 14h – Almoço
14h30 – Gestão Democrática X Meritocracia
• Beatriz Cerqueira - Coordenadora Geral do Sind-UTE/MG
• Fátima Silva - Secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidenta da Internacional da Educação para a América Latina
• Fátima Cleide - Administrativa da educação da Universidade Federal do Pará, ex-senadora da república, graduada em letras e atual diretora da Fundação Perseu Abramo.
20h – Jantar e Baile
Dia 13
9h – Plenária Final