Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Educação

Enem teve 740 candidatos eliminados em dois dias

26 de outubro 2015 - 11h23 Por Redação Douranews
Enem teve 740 candidatos eliminados em dois dias

Nos dois dias do Enem 2015, 740 candidatos foram eliminados, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Além disso, houve três casos de postagem de fotos das provas a partir da própria sala onde eram aplicadas. "Foi um número muito pequeno. Foi uma vitória das regras que estão se consolidando", disse Mercadante.

O ministro afirmou ainda que o total de abstenções (faltosos) foi de 25% dos 7,7 milhões de candidatos. Os locais que apresentaram problemas vão realizar as provas nos dias 1 e 2 de dezembro e só depois disso é que será programada a divulgação do resultado final do Exame. O gabarito das provas deve sair até quarta-feira (4) desta semana.

De acordo com o MEC, por uso de equipamentos inadequados, foram 347 participantes eliminados neste domingo (25). Outros 330 participantes foram eliminados no primeiro dia.
A queda no número de candidatos eliminados mostra que "a cultura de respeito às regras" e outras medidas, como formação dos fiscais, uso de detector de metais, estão "surtindo efeito", diz Mercadante. "Acho que estamos avançando, é uma vitória de regras que estão se consolidando".

Mercadante afirmou que foram eliminados 677 candidatos por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metais.
"Houve redução, o que mostra que a cultura de respeito às regras, com ajuda de detectores de metal, com a formação de fiscais e certificadores e parceria com a Polícia Federal. Acho que estamos avançando. Menos participantes eliminados é uma vitória", disse ele.