Criador do Colégio Objetivo, Di Gênio também fundou a Unip — Reprodução
João Carlos di Genio, fundador de um dos maiores grupos de educação privada no país, o Unip/Objetivo, morreu de causas naturais no sábado (12), aos 82 anos, na casa onde morava no bairro paulistano dos Jardins.
Di Genio, que faria 83 anos no próximo dia 27, deixou esposa e três filhos adolescentes. Ele será velado no centro da capital paulista.
Em 1961, Di Genio passou em 1º lugar em medicina – em duas universidades, entre elas a concorrida USP (Universidade de São Paulo), o que causou bastante furor à época.
Ainda estudante, ele passou a dar aulas de física em um curso preparatório para os vestibulares de medicina, então conhecido como Cescem. Foi no Cescem que ele se descobriu professor, e mesmo após formar-se como médico, Di Genio escolheu continuar nas salas de aula.
Em dezembro de 1965, Di Genio e alguns professores e estudantes de medicina da USP – como Dráuzio Varella, Roger Patti e Tadasi Itto – decidiram abrir o próprio curso e o batizaram de Objetivo.
O Colégio Objetivo foi fundado em 1971 e, no ano seguinte, foram criadas as faculdades Objetivo. Em 1988, elas foram transformadas na Unip (Universidade Paulista) que hoje acolhe mais de 200.000 alunos de ensino superior em diversas áreas, incluindo o novato curso de medicina.