Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
na capital

UEMS sedia fórum nacional de reitores

Dirigentes de universidades públicas debatem governança

22 de maio 2025 - 07h13 Por Redação Douranews, com Assessoria
UEMS sedia fórum nacional de reitores Reitor da UEMS abriu Fórum nacional na Capital — Divulgação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) abriu, na noite desta quarta-feira (21), no auditório da Unidade de Campo Grande,  o 73º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, a Abruem. 

O evento tem como tema a 'Governança, Inovação e Responsabilidade nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil', e promoverá, até sábado (24), debates estratégicos sobre o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação com foco no papel das instituições de ensino superior estaduais e municiais para o desenvolvimento do Brasil.

O reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, destaca que "é uma honra receber este fórum, que reúne lideranças acadêmicas comprometidas com a excelência e a responsabilidade social das nossas universidades. Temos o desafio de consolidar uma gestão inovadora, que responda às demandas da sociedade e promova a transformação por meio da educação".

A vice-reitora, Luciana Ferreira, pontua que o evento faz "avançar, por meio de discussões profícuas, tópicos imprescindíveis sobre financiamento, gestão transparente e ações que garantam o acesso democrático à educação superior. Com a participação de instituições de todo o país, o fórum reforça o compromisso da Abruem por uma educação pública de qualidade, inovadora e socialmente responsável".

O foco do Fórum Nacional é a governança das universidades públicas ao nível estadual e municipal, que têm uma grande capilaridade no interior do Brasil. "Assim as discussões visam refletir práticas e políticas voltadas nas diferentes câmaras de graduação, pesquisa e pós-graduação, EAD e suas tecnologias e extensão", salientou Luciana.

A presidente da Abruem, Cicília Maia, diz que "este é um espaço essencial para alinharmos estratégias que fortaleçam o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades públicas estaduais e municipais do país".

"O Fórum é um espaço privilegiado para discutir aspectos técnicos e o nosso compromisso com a sociedade brasileira frente aos desafios contemporâneos. A expectativa é muito positiva e estamos confiantes desse encontro para reforçarmos o papel das IES signatárias da Abruem".