Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
direitos

Vereador pede Ceims para Itahum e Indápolis

Inspetor Cabral defende inclusão social de mães e filhos

30 de julho 2025 - 15h05 Por Assessoria
Vereador pede Ceims para Itahum e Indápolis Vereador do PSD em Dourados, Inspetor Cabral — Divulgação

O vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou, durante a 25ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (28), requerimento solicitando a instalação de unidades do Ceim (os Centros de Educação Infantil Municipal) nos distritos de Itahum e Indápolis.

De acordo com o vereador, a solicitação tem caráter de urgência e busca garantir um direito fundamental às crianças dos distritos, além de contribuir diretamente para a autonomia e desenvolvimento das famílias locais.

“A falta de CEIMs tem impedido que muitas mães ingressem no mercado de trabalho, por não terem onde deixar seus filhos com segurança durante o expediente. Isso gera impactos sociais e econômicos tanto para as famílias quanto para a comunidade em geral”, destacou Cabral.

A justificativa do requerimento também reforça o papel do município na garantia do direito à educação infantil, conforme estabelecido no artigo 208 da Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, a construção de unidades de ensino infantil atende às diretrizes da política nacional de incentivo ao acesso das mulheres ao mercado de trabalho.

O vereador solicita que as secretarias envolvidas elaborem, de forma conjunta, um projeto para a construção desses CEIMs, com cronograma e previsão orçamentária para que a obra possa ser incluída no plano de ações do município.

A proposta foi encaminhada ao prefeito Marçal Filho; ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, João Alcântara Filho; secretário de Obras Públicas, Jorge Luís de Lúcia; ao secretário de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo; e ao secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.