Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Eleições

Dos 206 candidatos a prefeito em MS, 13% são mulheres, revela TSE

25 de julho 2012 - 14h26 Por Redação Douranews
Dos 206 candidatos a prefeito em MS, 13% são mulheres, revela TSE

Apenas 13,10% dos 206 postulantes às prefeituras de Mato Grosso do Sul são mulheres. Isso é o que revelam dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disponíveis através do canal DivulgaCand. O Diário MS apurou que dos 79 municípios do Estado, somente em 24 elas estarão representadas nestas eleições. Em 55 o pleito será exclusivamente masculino. Juti é a única cidade na qual a disputa pelo cargo de chefe do Executivo municipal não terá homens. As informações são da edição desta quarta-feira (25) do jornal Diário MS.

Segundo a corte eleitoral, Marieta Pereira de Souza (PTB) será a única representante das mulheres na disputa pela Prefeitura de Angélica. A mesma situação se repete em Antônio João, quem tem Lucia Regina (PMDB) como postulante ao cargo máximo do Executivo municipal. 
Na polarizada disputa em Brasilândia, Eurides Palhari (PMDB) enfrenta George Justino Diogo (PT). Também ocorre isso em Corguinho, onde Marcela Ribeiro Lopes (PP) terá Dalton de Souza Lima (PMDB) como oponente, e em Coronel Sapucaia, município no qual o pleito é entre Nilcéia Alves de Souza (PR) e Rudi Paetzold (PMDB).

Em Camapuã é Andrea de Oliveira Miranda (PTB) quem dá corpo à porcentagem de mulheres na disputa por uma prefeitura. Solange Alves de Oliveira (PMDB) é a candidata em Corumbá e Maria Viana (PT) pleiteia o comando da Prefeitura de Deodápolis. No pleito em Dourados, Keliana Fernandes (PSC) é a única mulher na luta pela cadeira de chefe do Executivo.

Eldorado tem Marta Maria de Araújo (PT) como concorrente de José Carlos de Almeida (PSL). Vera Baur (PR) e Arceno Athas Junior (PSB) pleiteiam a chefia do Executivo de Glória de Dourados.

No município de Ivinhema, Angela Casarotti Cardoso (PR) representa as mulheres no pleito. Condição igual a que vive Kátia Aparecida Ferreira (PRTB), postulante à Prefeitura de Paranaíba.

Nilza Ramos (DEM) é a única mulher candidata à Prefeitura de Novo Horizonte do Sul nestas eleições. Juti é exceção entre os municípios sul-mato-grossenses – a disputa ficou polarizada entre Elizângela dos Santos (PMDB) e Izabel Rodrigues (DEM). Em Miranda, Juliana Almeida (PT) e Marlene Bossay (PMDB) concorrem entre si e também têm Gerson Prata Júnior (PSDB) como oponente.

O município de Pedro Gomes tem Maura Teodoro Jajah (PMDB) na condição de candidata a prefeita. Essa é a situação da também peemedebista Rosângela Batista em Porto Murtinho e de Tânia de Castro (PSDB) em Rio Brilhante. Iraci Vendramini (PSD) vive a mesma realidade em Rio Negro.

Das três candidaturas à Prefeitura de Santa Rita do Rio Pardo, duas são de mulheres – Monike Lima (PMDB) e Maria Helena dos Santos (PR). Márcia Cardoso (PT) é a candidata em Tacuru, assim como Carla Brandão (PMDB) em Terenos e Márcia Moura (PMDB) em Três Lagoas.

Ainda de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 236 registros de candidaturas a vereador em Dourados, 74 foram feitos por mulheres. Isso significa que nestas eleições elas representam 31,35% do total de postulantes às 19 cadeiras em disputa na Câmara Municipal de Vereadores. Délia Razuk (PMDB) é a mulher no Legislativo douradense atualmente.

Leia Também