Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Eleições

Eleitor com deficiência pode pedir apoio especial do TSE até maio

21 de janeiro 2014 - 21h00 Por Redação Douranews
Eleitor com deficiência pode pedir apoio especial do TSE até maio

Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida devem ficar atentos aos prazos que Justiça Eleitoral definiu para garantir atendimento especial no dia 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições deste ano. O prazo para pedir transferência do local antigo de votação termina no dia 7 de maio. Um mês depois, no dia 7 de julho, encerra-se o prazo para que os que pediram transferência informem, por escrito, suas restrições para que seja providenciado o atendimento adequado.

De acordo com levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), existem no país 378.806 eleitores com deficiência. São Paulo é o estado com o maior número (117.471), seguido pelo Rio de Janeiro (39.216) e Minas Gerais (18.966).

O prazo para o eleitor pedir a emissão do título ou a transferência de domicílio também termina no dia 7 de maio. Para resolver a pendência, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo.

No site do TSE também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar o site Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o eleitor tem de comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.

Para transferir o título de eleitor, nos casos de mudança de cidade ou de país, o cidadão deve comparecer ao cartório com documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Quem mora no exterior, deve procurar as embaixadas do Brasil. As informações são da Agência Brasil

Leia Também