Aberto segunda-feira (22), vai até segunda-feira (29) da semana que vem o prazo concedido pelo PMDB de Dourados para os filiados ao partido interessados em requerer indicação como pré-candidato a prefeito. A medida consta da Resolução 002/2015, aprovada em 19 de dezembro do ano passado por 40 dos 45 membros do Diretório Municipal.
Segundo a assessoria do partido, os inscritos dentro do prazo irão se submeter, no dia 5 de março, às prévias marcadas pelo partido na mesma resolução e o nome escolhido deverá ser referendado na convenção que será marcada no período de 20 de julho a 5 de agosto de 2016, de acordo com a legislação eleitoral.
O deputado federal Geraldo Resende, presidente do Diretório Municipal do PMDB em Dourados, diz que a indicação do candidato ao cargo de prefeito nas eleições deste ano é uma das decisões que o Diretório Municipal reafirmou em dezembro passado, e que não admite “a interferência de não filiados no debate interno”.
Com o objetivo de tornar ainda mais rígida essa decisão, os convencionais peemedebistas prometem adotar providências contra o filiado que permitir “manifestações de apreço ou desapreço por qualquer postulante, por pessoas pertencentes a outras agremiações partidárias, ou pessoas sem filiação partidária, com a finalidade de influir no processo decisório interno”, bem como o filiado que “adotar iniciativas de interlocução com forças políticas externas ao partido”, adverte Geraldo.
A pré-convenção
Geraldo Resende explica que, de acordo com o que ficou estipulado na Resolução, as prévias do dia 5 de março tem em caráter de pré-convenção, e nela serão debatidas as propostas dos postulantes à indicação partidária para o cargo de prefeito. A escolha se dará por votação do Diretório Municipal composto pelos 45 membros titulares, e, na ausência destes, pelos 15 suplentes.
“O filiado escolhido nesta pré-convenção estará autorizado a entabular entendimentos com outras agremiações partidárias com vistas à formação de coligação para a escolha da disputa eleitoral, não lhe sendo permitido, contudo, negociar a indicação do candidato a prefeito, que será, necessariamente, do PMDB”, afirma a resolução.