Os investimentos em publicidade previstos para o mercado de internet devem crescer 39,1% no Brasil neste ano em relação ao ano passado e atingir um faturamento total de R$ 4,65 bilhões, segundo estimativa do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) divulgada recentemente.
O crescimento faz com que a internet se consolide como o segundo meio de comunicação mais importante para investimentos de publicidade - como já era previsto pelo IAB Brasil, com 13,7% de participação no "bolo" publicitário. No ano anterior, chegou a 11%. A maior participação é da TV aberta, seguida pela internet, que já está à frente de meios tradicionais como jornal, revista, rádio e TV paga.
Fabio Coelho, presidente do IAB Brasil, diz que o País chegou a um nível em que a quantidade de internautas e a demanda por publicidade digital, especialmente na internet, permitem um crescimento bastante promissor no que se refere aos investimentos.
“No ano passado, o mercado digital cresceu um pouco mais do que as nossas estimativas, e com a atual força da internet no Brasil, isso deve se repetir. A internet continuará crescendo, numa velocidade quatro vezes mais rápida que o mercado total de publicidade”, disse o presidente.
De acordo com dados divulgados pelo Ibope Nielsen Online, o Brasil tem atualmente cerca de 80 milhões de internautas.
As estimativas do IAB são feitas a partir de pesquisas com agências de publicidade e anunciantes. Essas projeções levam em conta anúncios que são feitos em portais, por exemplo, bem como em serviços de busca.
O IAB Brasil é uma associação que tem como objetivo desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil. A entidade conta atualmente com 161 filiados, entre sites e portais, empresas de tecnologia, agências e desenvolvedoras web.