Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei que corrige a tabela do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A proposta foi apresentada pelos deputados Vicente Cândido (PT-SP), João Campos (PSDB-GO), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) e Ricardo Berzoini (PT-SP).
A defasagem entre a tabela do Imposto de Renda e a inflação poderá chegar a 62% até o final de ano, segundo estimativas do Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), o Sindifisco Nacional, que elaborou o projeto na tentativa de conter essa distorção.
O apoio ao Projeto de Lei (PL) 6094/13 faz parte da campanha do Sindifisco, Imposto Justo. Também faz parte da campanha a PEC dos Jatinhos, que sugere a cobrança de IPVA de aeronaves e embarcações de passeio e prevê que a arrecadação seja aplicada na melhoria do transporte coletivo.
Para o Sindifisco Nacional, o PL é importante pois reduz gradativamente a defasagem na tabela do IRPF ante a inflação corrigida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e acumulada desde 1996. Propõe ainda a cobrança de tributos para quem recebe bônus financeiros de empresa na qual é sócio ou acionista.