Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Finanças Pessoais

Produtos da Economia Solidária estão presentes no Dourados Brilha

13 de dezembro 2015 - 14h09 Por Redação Douranews
Produtos da Economia Solidária estão presentes no Dourados Brilha

O Dourados Bilha também incentiva a produção comunitária e cooperada. Na praça de alimentação do evento, que acontece até o dia 24 na Praça Antônio João, três das 16 barracas foram destinadas aos empreendimentos de Dourados, que são organizados pela Prefeitura, através da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária).

Na Barraca da Economia Solidária é possível encontrar pasteis, tapioca, espetinho, cachorro quente, doces caseiros, sucos e outros alimentos. De acordo com Aniele Franco, o movimento na barraca está muito bom e as expectativas de faturamento são muito boas. O recurso gerado é partilhado entre os grupos que estão trabalhando.

É a primeira vez que a Rede de Economia Solidária participa do Dourados Brilha. A partir da edição deste ano 30% das barracas da praça de alimentação estão reservadas para o sistema de economia solidária, conforme prevê a lei 3.913, sancionada pelo prefeito Murilo Zauith (PSB).

O sistema de Economia Solidária é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseados na cooperação. É a autogestão, define o secretário Landmark Rios. No sistema não existe patrão nem empregados, pois todos os integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.

Em Dourados existem em torno de 50 empreendimentos em atividade, que envolvem em torno de 300 pessoas. Eles produzem doces, produtos de limpeza, artesanato, presentes, objetos de decoração e muitos outros produtos. Para a comercialização dos produtos existem lojas e feiras, uma delas, inclusive, permanente na Praça Antônio João.

Leia Também