Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Esportes

Prefeitura realizou festival de judô com alunos do Nace

28 de maio 2012 - 12h53 Por Redação Douranews
Prefeitura realizou festival de judô com alunos do Nace

A Prefeitura de Dourados realizou durante todo o dia, neste domingo (27), o primeiro Festival de Judô do Nace (Núcleo de Arte, Cultura e Esporte). Participaram da competição os alunos do projeto desenvolvidos nos clubes Indaiá e Judokan. O evento aconteceu na sede do Clube Judokan.

O festival priorizou a confraternização. A organização ressaltou a disciplina imposta pela prática do judô. Professores e juízes estimularam o respeito e o companheirismo nos confrontos. Todos os participantes, devidamente uniformizados com quimonos fornecidos pela Prefeitura, receberam medalhas.

Silvana Dias Barbosa, de 37 anos, tem dois filhos participantes das aulas de judô – um menino de 11 anos e uma menina de sete, que já fizeram aulas em outros esportes. Agora, no judô, fizeram a mãe acorda cedo no domingo para acompanhar a participação deles no evento. “É muito gratificante ver meus filhos aqui. Essa é uma iniciativa muito boa para não deixar as crianças ociosas no tempo que não estão na escola”, disse.

A coordenadora do projeto Proesporte Dourados – que junto com o Palco para Todos forma o Nace – Mariza Araújo destacou a importância do judô para crianças do Nace e agradeceu a presença de todos os pais, considerados pela Prefeitura os grandes responsáveis pelos resultados dos projetos de esporte.

O professor do Clube Judokan, Leonildo Depieri, ressaltou a oportunidade de Dourados ter hoje um novo rumo no esporte e na educação e pediu uma reflexão. “Já vi muitos projetos nem sempre saírem do papel. Hoje temos o Nace. É a hora de fazer, não há espaços para críticas. Pais, alunos, professores, estamos na hora de fazer”. O Nace foi lançado no ano passado pelo prefeito Murilo Zauith para oferecer oportunidade a estudantes de escolas municipais de frequentar cursos em instituições particulares, com todos os cursos e materiais gratuitos.

Depieri ainda falou da importância de revelar novos talentos no esporte. “Mato Grosso do Sul tem um calendário sólido de eventos e competições importantes. É muito bom vermos novos talentos despontando. Esse é o grande intuito de todos envolvidos nesse projeto”.

O Nace oferece 2.100 bolsas de estudos em escolas especializadas para cursos esportivos, artísticos e culturais para alunos da Rede Municipal de ensino, proporcionando aulas gratuitas de dança, música, teatro, artes visuais e esportes. O projeto oferece ainda o passe de ônibus para o transporte, uniforme e material básico necessário para as crianças participantes.