Mas o jogo desta quarta, às 21h50, contra o Colo Colo, na Vila, vale muito mais do que sua despedida da equipe --Muricy Ramalho será apresentado na quinta.
A partida põe à prova o futuro do Santos, que não esconde que se preparou e priorizou a Libertadores. Uma derrota ante os chilenos praticamente elimina a equipe que encantou em 2010.
Parar na primeira fase do torneio é muito pouco para quem contratou Elano, segurou Neymar e Ganso e sonhava em disputar o Mundial de Clubes, em dezembro.
O futuro dos meninos da Vila, aliás, também estará em jogo hoje à noite.
No fim do ano passado, Neymar recusou proposta do Chelsea. Já Ganso iniciou uma relação de desgaste com o clube e não esconde que pretende ir logo para a Europa. Pior: foi chamado de mercenário na derrota de domingo, contra o Palmeiras.
Não é difícil imaginar que um mau resultado hoje atice a ira dos torcedores e acelere a despedida de Ganso.
A fase já é ruim. Elano disse que, há três meses, o clube vive dias conturbados. Com uma eliminação, o clima poderá ficar insustentável.
Muricy estará na Vila, ao lado do presidente, assistindo à partida. E é aí que entra o terceiro peso do jogo.
"Estamos trabalhando para que ele [Muricy] encontre o time mais próximo da classificação e um bom ambiente", declarou Martelotte.
Pelo andar das negociações com Muricy, fica nítido que o técnico quis "escapar" do jogo de hoje. Afinal, chegar ao Santos e, em poucos dias, carregar o peso de uma queda na Libertadores seria um péssimo começo para sua carreira na Vila Belmiro.
Mesmo se o Santos vencer hoje, ainda estará sob pressão. Muricy terá de vencer os dois jogos que restam na primeira fase da Libertadores para não depender de rivais.
No Paulista, terá a missão de levar o Santos ao título em uma fase final marcada por confrontos únicos e decisivos perdeu, acabou.
Impossível não lembrar que Muricy nunca foi um especialista em mata-mata. Pelo contrário. Se é um sucesso em pontos corridos, colecionou fracassos em jogos eliminatórios, principalmente quando dirigia o São Paulo.
A chance de mudar essa escrita começa amanhã. O jogo de hoje poderá dizer se a missão de Muricy será mais ou menos complicada.