Palmeiras começou perdendo, empatou de pênalti e perdeu no pênalti — Reprodução
O Palmeiras jogou bem, dentro das limitações de um clube que se perdeu nos detalhes, trunfo aliás aproveitado com esmero pelo Chelsea que, embora tenha demonstrado aparente cansaço no final do tempo regulamentar, teve mais força na prorrogação, venceu por 2 a 1 com gol de pênalti nos minutos finais e conquistou o seu primeiro Mundial de Clubes. O Palmeira continua sem Mundial.
Se o Verdão queria a conquista para coroar a era Abel Ferreira, os Blues também tinham seus objetivos: buscavam o primeiro título mundial, quase dez anos depois de terem sido derrotados em 2012. Lukaku abriu o placar para o Chelsea, já no segundo tempo, e Raphael Veiga, de pênalti, empatou. Num jogo muito parelho, a prorrogação acabou pendendo para os ingleses, que pressionaram muito um Palmeiras já cansado e fizeram o gol da vitória com Kai Havertz, de pênalti.
O Chelsea comemora, mas o torcedor palmeirense também tem muito do que se orgulhar: bicampeão da Libertadores e vice mundial, assegurando boa presença no ranking do futebol.