Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Geral

OAB reivindica melhorias no atendimento eletrônico do TJMS

04 de julho 2013 - 11h42 Por Redação Douranews
OAB reivindica melhorias no atendimento eletrônico do TJMS

Os principais problemas enfrentados pelos advogados do Estado foram discutidos em reunião da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (2).  Entre os assuntos apresentados pelo presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues ao desembargador responsável pelo setor de Tecnologia do TJ/MS, Luis Tadeu Barbosa Silva, estão o aumento no limite de arquivos enviados via Portal e-SAJ, a indisponibilidade do sistema, a categorização de erros e melhoria da infraestrutura no Tribunal.

“Avançamos muito em relação às demandas no TJMS. Apresentamos vários problemas enfrentados pelos advogados de todo o Estado. Uns já foram atendidos e outros ainda estão em trâmite. Isso demonstra que essa gestão está bastante aberta com as demandas apresentadas pela OAB/MS”, disse Júlio César. 

Uma grande dificuldade enfrentada pela classe é a indisponibilidade do sistema do Portal e-SAJ. O TJ garantiu que em casos onde o sistema apresentar algum erro na hora do peticionamento, será emitido um “Protocolo de Indisponibilidade”. Para o presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/MS, Leopoldo Fernandes da Silva Lopes, esse já é um grande ganho, pois servirá como prova de eventual pedido de devolução de prazo. “Essa implementação trará muito mais segurança ao advogado quando for protocolar a petição digital se o sistema estiver indisponível ou apresentar algum erro. Acredito que nesse semestre outras reivindicações serão atendidas”, comenta. 

O TJMS também assegurou que emitirá um “Protocolo Identificado” na hora da petição, uma reivindicação da classe advocatícia. “Já aconteceu do advogado protocolar uma petição e constatar depois que os documentos anexados não foram enviados. Então, a partir de agora, o profissional poderá ter a relação de todos os arquivos enviados, dando mais segurança na hora do procedimento”, completa Leopoldo.

A Ordem também reiterou alguns pedidos apresentados durante o semestre passado como criação de uma central de dúvidas, disponibilidade de um telefone de plantão após o horário funcional e reestruturação do provimento atual. A informação é que essas medidas estão sendo providenciadas pelo Tribunal.