Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Mercados

Murilo quer a volta da comercialização de carne na Feira Livre

10 de janeiro 2013 - 18h35 Por Redação Douranews
Murilo quer a volta da comercialização de carne na Feira Livre

O prefeito Murilo Zauith determinou nesta quinta-feira (10) que a Semaic (Secretaria municipal de Agricultura, Indústria e Comércio) adote as medidas necessárias para implantar a comercialização de carne na tradicional Feira Livre da rua Cuiabá. A venda foi proibida há alguns anos por questões sanitárias.

“Precisamos quebrar esse tabu de que não pode vender carne na feira. Em importantes cidades como Curitiba a comercialização é permitida e Dourados tem de retomar essa tradição, dentro da legalidade, seguindo criteriosamente as normais sanitárias que existem para proteger a saúde da população e a qualidade dos produtos”, afirmou o prefeito em reunião com a secretária Neire Colman.

De acordo com o prefeito, o que não pode é vender carne de forma irregular, “mas vamos tomar todas as providências para legalizar esse tipo de comércio que sempre fez parte da tradição de Dourados”.

Na reunião, onde a secretária e membros da equipe da Secretaria apresentaram o balanço das ações de 2012 e os principais projetos para este ano, o prefeito Murilo cobrou empenho da Semaic, que também agrega atividades voltadas ao turismo, para incentivar o desenvolvimento da indústria local de alimentos.

“Vamos fazer tudo o que estiver ao alcance da Prefeitura para ajudar o pequeno produtor de embutidos e de derivados de leite a se estruturar, obter a inspeção municipal e dessa forma poder produzir e vender seus produtos nos mercados da cidade, competindo de igual para igual com as multinacionais que produzem alimentos”, afirmou o prefeito.

Murilo determinou que a secretária marque uma nova reunião com os representantes de açougues da cidade e agilize com eles a legalização da fabricação própria de linguiça e outros embutidos. “Vamos trabalhar para que Dourados se transforme num centro estadual de industrialização de alimentos, ajudando a pequena indústria e incentivando as multinacionais já instaladas na cidade e outras interessadas em vir para cá”, disse o prefeito.

A secretária Neire aproveitou o encontro para falar dos principais projetos para este ano, principalmente nas áreas de agronegócio, turismo, comércio e indústria. Ela falou também do trabalho do Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador), que além do encaminhamento para o mercado de trabalho oferece atendimento de Seguro Desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e atendimento do Banco da Gente.

“Nosso Ciat já é o maior do Estado em número de vagas e efetivação do trabalhador no mercado de trabalho. Agora nossa meta é transformá-lo no melhor de Mato Grosso do Sul”, afirmou a secretária. O Ciat pertence ao governo do Estado, mas em Dourados é mantido em parceria com a Prefeitura e gerenciado pela Semaic.