Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Mercados

Pessimismo marcou fechamento do ano na indústria de MS

27 de janeiro 2015 - 11h22 Por Redação Douranews
Pessimismo marcou fechamento do ano na indústria de MS

A Sondagem Industrial, realizada em dezembro do ano passado pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses, aponta que o industrial do Estado encerrou 2014 pessimista em relação aos próximos meses e iniciou 2015 com baixa confiança para investir. “Os indicadores referentes à demanda por seus produtos, quantidade exportada, número de empregados e compras de matéria-prima totalizaram 44,1, 42,2, 45,5 e 45,2 pontos, respectivamente, ou seja, todas as variáveis avaliadas ficaram abaixo dos 50 pontos, que é alinha divisória a partir da qual há a indicação de expectativas positivas”, destacou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Ele explica ainda que a atividade industrial encerrou o ano em baixa em Mato Grosso do Sul com dezembro sendo o sétimo mês consecutivo sem crescimento da produção, quando comparado com o mês imediatamente anterior. “Em 2014, a produção industrial sul-mato-grossense apresentou expansão somente no mês de maio. Nacionalmente também houve crescimento em apenas um mês ao longo do ano, ocorrendo em outubro. Já na comparação contra igual mês de 2013 constata-se que a atividade industrial em Mato Grosso do Sul apresentou crescimento somente nos meses de janeiro, fevereiro, junho e dezembro”, detalhou.

Ezequiel Resende reforça que o nível de utilização da capacidade instalada em Mato Grosso do Sul ficou abaixo do usual para o mês de dezembro. “O índice marcou 38,5 pontos em dezembro, queda de 0,7 pontos em relação a novembro. O resultado permanece abaixo dos 50 pontos, patamar a partir do qual há o indicativo de utilização acima do usual para o mês. A utilização média da capacidade instalada nas indústrias pesquisadas foi de 72%”, disse, conforme a assessoria da Fiems.