Menu
Buscarquinta, 11 de junho de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Mercados

Tecnologias aumentam produtividade da agricultura brasileira

11 fevereiro 2012 - 11h36Por Redação Douranews

A agricultura brasileira cresceu 247,13%, nos últimos 35 anos, mas preservou 73,3 milhões de hectares de mata nativa. Este foi um dos dados apresentados pela presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), senadora Kátia Abreu (PSD/TO), no seminário na Universidade de Harvard (EUA), realizado quinta-feira (9).

O evento faz parte do roteiro cumprido esta semana pela equipe da CNA, composta também pelo vice-presidente diretor da CNA e presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Eduardo Riedel, com o objetivo de apresentar a agropecuária brasileira.

No seminário, Kátia Abreu deixou claro que o Brasil tem solução para garantir a demanda mundial por alimentação sem destruir o meio ambiente. “Isso acontece graças ao investimento em tecnologia. O resultado foi o aumento de 151% da produtividade, enquanto a área do campo ocupada por atividades rurais cresceu apenas 31%”, afirmou a presidente da CNA.

“O Brasil tem uma das maiores e mais sustentáveis produções agrícolas do planeta, mas a atividade neste setor ocupa apenas 27,7% do território brasileiro, sendo que 61% estão cobertos por vegetação nativa”, completou.

Os números da produção agrícola brasileira impressionam e classificam o País como o terceiro produtor mundial de alimentos, incluindo biocombustíveis. Em 2010, o Brasil liderou o mercado de produção e exportação de açúcar, café, suco de laranja e etanol. Só os Estados Unidos importaram US$ 3,1 bilhões em produtos agrícolas brasileiros, um aumento de 16,3% em comparação a 2009. No entanto, a senadora Kátia Abreu acredita que a expansão da produção se dá devido ao crescimento do poder aquisitivo do brasileiro. “Hoje, 70% da nossa produção é para consumo interno”, observou.

Já a criação de gado de corte expandiu 39% nos últimos 11 anos, atingindo 11,4 milhões de toneladas no ano passado. “Ainda podemos aumentar esse número se investirmos em adubos para acelerar o tempo de crescimento do gado, que é criado em pasto livre”, disse.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também