Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Opinião

Responsabilidade na hora de votar

07 de novembro 2011 - 11h38 Por Cleverson Titon
Responsabilidade na hora de votar
É comum em época de eleição todos os tipos de reuniões, algumas com pucheiro e carne assada etc., para pré-candidatos a vereadores e prefeito e até mesmo os conhecidos cabos eleitorais que ganham para promover quem lhes paga.

Boa parte dos cabos eleitorais é pago com dinheiro público desviados dos cofres das prefeituras, governo do estado, câmara dos vereadores e assembleia legislativa e outras formas de corromper e tentar induzir os eleitores a votarem em pessoas descomprometidas com a boa prática nas administrações públicas.

Qualquer cidadão em sã consciência não precisa que ninguém o ensine a votar, ele mesmo deve analisar os candidatos sem paixões ou propagandas eleitoreiras e escolher aquele candidato que representa seriedade e que tenha capacidade para fiscalizar o executivo, no caso dos vereadores e para executar os serviços públicos, no caso do prefeito.

Existem algumas práticas interessantes para escolher os candidatos, quais sejam:

1 – Analise o que já fez, como administrou seus bens pessoais, sua vida familiar e sua reputação na sociedade;

2 – Não vote em quem tenta comprar seu voto a troco de favores, como receitas médicas, carta de habilitação, pagando suas contas de água, luz ou gás que é comum nessa época;

3 – Não vote em quem esbanja dinheiro com propagandas eleitoreiras para demonstrar força, porque a verdadeira força quem deve ter é você, eleitor, é seu voto que legitimará quem for eleito;

4 – É importante ter consciência que quanto menos o candidato gastar para se eleger, maior será a legitimidade para exercer o cargo sem comprometer após eleito contratando pessoas desnecessárias e comprando com preços superfaturados para pagar favores recebidos quando candidato.

5 – Evite pedir favores de qualquer natureza para políticos, apenas cobre deles serviços públicos de qualidade em todas as áreas, da saúde, educação, segurança, assistência social, e outras.

Só assim você estará contribuindo para a construção de um país melhor e uma sociedade mais justa.

O autor é publicitário