O julgamento é muito importante para Educadores do Município de Dourados, pois, o Simted – Dourados também entrou na Justiça contra a prefeitura no ano de 2011 e aguarda o julgamento do mérito. Com esse resultado do TJ a nossa ação fica favorecida, e fortalece um dos pontos da negociação de 2012 que é a implantação em 2013 do 1/3 da hora atividade nas escolas da cidade.
O Simted também aguarda o julgamento da ação dos aposentados, que no ano de 2011 não receberam o reajuste de 8% de gratificação e que são pessoas que trabalharam 25 a 30 anos e no momento que mais precisam do reconhecimento, foram e estão sendo desrespeitados e discriminados pela prefeitura.
Infelizmente alguns governantes não querem olhar a realidade e resolvê-la deixando como única saída a busca dos direitos na justiça. Estamos prevendo mais algumas ações judiciais contra a prefeitura, entre elas o caso do não pagamento do “Difícil Acesso”, ou seja, dos trabalhadores que estão desde o início do ano arcando com custos de transporte para os distritos, sendo que a lei garante uma ajuda de custo para tal fim.
O Simted não descansará até que a educação em Dourados seja respeitada da maneira como merece. Nós, diretores do Simted, queremos dar mais e mais boas notícias para nossos filiados, para a comunidade escolar. Que essa vitória referente à 1/3 da hora atividade seja somente a primeira das muitas que virão em prol a educação dos filhos e filhas de Dourados.
*O autor é professor de escola pública e atual presidente do Simted de Dourados.