Ontem teve início mais uma etapa da 3ª Edição do Projeto Tereré, realizado pela Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. Para esta etapa está prevista a produção de diversos trabalhos (poemas, vídeos, músicas, desenhos, artigos, cartilhas, etc). Os trabalhos estão sendo produzidos individualmente por aluno, ou em grupo pelos alunos, sob orientação de professores das disciplinas de Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Literatura, Produção Interativa, Artes e Biologia.
O Projeto vem sendo desenvolvido desde abril e a primeira ação foi a realização do concurso para a escolha do logotipo do Projeto; já na segunda ocorreu a exibição dos documentários “CAA – A força da Erva Mate” e “Propriedades Medicinais da Erva Mate”, na Câmara Municipal de Dourados, tendo como público, alunos dos primeiros anos do ensino médio; a 3ª etapa está em curso, teve início ontem e será encerrada com uma exposição dos trabalhos produzidos na próxima sexta feira, na própria escola; outras duas etapas estão previstas, sendo uma delas, uma visita aos ervais da Fábrica de Erva Mate Caseira; e a última etapa será a realização de uma caminhada do tereré, finalizada com um evento a ser realizado na Câmara Municipal de Dourados, marcado por apresentações culturais e debates. Será produzido um documento reivindicatório a ser entregue às autoridades competentes, especialmente, aos vereadores e ao Prefeito Murilo.
Lamento que a Prefeitura Municipal de Dourados não tenha patrocinado a realização da 1ª Semana Cultural do Tereré em Dourados, evento que está incluso no calendário cultural anual de Dourados. Para a realização do mesmo iniciamos conversações com a Prefeitura Municipal de Dourados, através da Secretaria Municipal de Cultura, no mês de abril, e em um dado momento, o Prefeito Murilo afirmou que iria bancar a realização do mesmo, visando, inclusive, marcar a comemoração dos 80 anos de emancipação política de Dourados. No entanto, posteriormente, alegando cortes no montante de recursos a serem repassados ao município pelo governo federal decidiu que não patrocinaria o evento.
Esta decisão do Prefeito foi muito infeliz, pois, o montante a ser desembolsado pela Prefeitura seria de pequeno valor e além dos mais poderia estabelecer parcerias com o setor privado para colaborar no financiamento do evento.
Penso que Prefeito Murilo não tem a exata dimensão da importância cultural e econômica da erva mate para Dourados. Vale lembrar que pesquisa feita em atendimento a solicitação do curso de administração da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), revelou que produzir erva mate está sendo mais lucrativo do que produzir soja. Além do mais Dourados faz parte do grupo dos 08 municípios do sul de Mato Grosso do Sul que aderiram ao Projeto de plantio e de produção da erva mate em nosso Estado. Logo, um evento, desta natureza é parte da estratégia para a concretização com êxito destes objetivos, uma obviedade que passou despercebida ao Prefeito Murilo
*O aiutor é professor de Geografia da Rede Estadual de Educação e um dos coordenadores do Projeto Tereré, realizado desde 2013 na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo.