Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
JOSÉ TIBIRIÇÁ

A Chácara São João e Penha e a Picadinha

23 de dezembro 2021 - 09h40 Por José Tibiriçá Martins Ferreira
A Chácara São João e Penha e a Picadinha tibirica opiniao

Dias atrás um amigo me perguntou sobre o porquê do nome da chácara de nossa propriedade, adquirida pelo meu pai e mãe em 1941.

Meu pai, como era maçom, homenageou São João e deu seu nome à propriedade, padroeiro da maçonaria, primo de Jesus e quem fez o seu batismo. Quanto a Penha, quer dizer pedra e, simbolicamente, remonta à Nossa Senhora da Penha a quem ele tinha muita devoção. Há no Rio de Janeiro uma igreja com uma escadaria enorme com esse nome e, em Vila Velha-ES, o convento da Penha está no alto sobre uma grande pedra.

O acesso ao distrito leva o nome de Rua Abilio Ferreira e, conforme prometido, mais uma vez poderá ter o trecho asfaltado. Como é promessa de política, até o santo está desconfiando, mas esperamos que o secretário de Obras do MS mande logo o projeto para licitação do percurso.

A primeira promessa foi em 1986, depois em 2006, e neste ano até foi divulgado pela imprensa local.

Gostaria que os deputados Marçal, Neno, Zé Teixeira e Renato reforçassem o pedido, afinal a união faz a força e a causa é justa. Temos contribuído como os demais produtores com tributos ICMS, Fundersul, etc.

Esperamos estar dentro do pacote do Azambuja, cujo requerimento foi feito através do deputado Barbosinha e que a licitação seria para o próximo mês, assim me afirmou há poucos dias o proponente.

Em 2022 estaremos num ano eleitoral, mas esperamos que a promessa seja cumprida.

* É Advogado