Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
nas ruas

Nova operação da PF contra escândalo do INSS

Polícia cumpre 66 mandados em oito estados

09 de outubro 2025 - 08h01 Por Agência Brasil
Nova operação da PF contra escândalo do INSS Operação Sem Desconto cumpre novos mandados — Ag Brasil/Marcelo Camargo

A PF (Polícia Federal) deflagra nesta quinta-feira (9) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social. A ação tem o apoio da CGU, a Controladoria-Geral da União.

Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nos seguintes estados: São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia, além do Distrito Federal.

“A ação de hoje tem o objetivo de aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial”, informou a PF no comunicado.

Entenda o caso

Em abril, a PF e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto com objetivo de combater um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

O escândalo também motivou a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Investigação para investigar o caso.

O cálculo é que entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. À época, pelo menos seis servidores públicos foram afastados das funções.