Cerca de 80% das pessoas atendidas na ala oncológica do HE (Hospital Evangélico) de Dourados são oriundas das cidades próximas da região. Reportagem especial do Bom Dia MS, da Rede Globo, mostra que Dourados é a única cidade do sul do Estado que oferece tratamento de quimioterapia e radioterapia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para outras 30 cidades da região.
No plano de expansão do serviço de radioterapia no país, do governo federal, o Ministério da Saúde confirmou a doação de três aceleradores lineares para Mato Grosso do Sul. Dois vão para os hospitais Regional e Universitário, em Campo Grande e outro será destinado a Dourados.
O ‘bunker’ [local com isolamento de radiação] para instalar o acelerador linear será construído em uma área ao lado do Hospital Evangélico. A gestão será do hospital, que deverá rever o contrato existente com um grupo terceirizado que controla os serviços da ala oncológica.