Menu
Buscarsexta, 19 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
CONSCIÊNCIA

Dia Mundial da Hemofilia

Data foi instituída em 1989 para difundir mais informações

17 abril 2022 - 09h51Por Redação Douranews

O dia 17 de Abril dia foi escolhido, em 1989, pela Federação Mundial de Hemofilia, para marcar a conscientização sobre a Hemofilia, por ser o dia de aniversário de Frank Schnabel, fundador desta reconhecida organização internacional. Nessa data são realizadas diversas ações em todo o mundo, com a finalidade de conscientizar a sociedade e difundir informações sobre a hemofilia, doença de von Willebrand e as demais desordens hemorrágicas hereditárias que, no Brasil, afetam mais de 28 mil pessoas.

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.

Com o tema “Seu direito no tratamento, uma vida sem sangramento”, a campanha de 2022 da ABRAPEHM [uma associação sem fins lucrativos que representa e defende os direitos das pessoas com hemofilia a nível nacional] tem como propósito incentivar as pessoas com hemofilia e suas famílias a buscarem continuamente mais informações sobre o tratamento, construindo o conhecimento através da atuação conjunta de todos os envolvidos neste contexto, como pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, influenciadores, tomadores de decisão e comunidade.