Menu
Buscarsexta, 19 de julho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
unigran24
Saúde

Saúde equipa unidades básicas com desfibriladores

15 fevereiro 2017 - 19h05

A Secretaria municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (14) a entrega de desfibriladores nas Unidades Básicas de Saúde. A Seleta foi a primeira unidade a receber o aparelho, pela prefeita Délia Razuk, que estava acompanhada do secretário de Saúde Renato Vidigal.

As 47 Unidades Básicas de Saúde da sede do município e dos distritos receberão os aparelhos, que já estavam disponíveis na Secretaria e que são utilizados em situações de parada cardiorrespiratória, com a função de estimular o coração com dificuldades de contração.

Sicredi

“Quando uma pessoa chegar com parada cardiorrespiratória na unidade, os profissionais vão usar o equipamento que reconhece uma arritmia cardíaca e a reverte por meio do choque elétrico”, explicou o secretário Renato Vidigal.

Durante a entrega, os profissionais de saúde da unidade receberam um treinamento para o manuseio do desfibrilador ministrado por profissionais do Samu (o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Com a entrega e capacitação realizada pela Prefeitura, o secretário cita que será possível atender casos dessa natureza, com a possibilidade de, em tempo hábil, reverter o quadro do paciente, sem precisar encaminhá-lo para um hospital ou para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A Prefeita Délia Razuk falou sobre a satisfação de poder entregar os aparelhos e aproveitou a oportunidade para ressaltar junto aos profissionais de saúde a importância de um trabalho humanizado que seja referência na área. “Fico muito satisfeita em entregar essa importante ferramenta que ajuda a salvar vidas e também de poder contar com esses profissionais que tem contribuído muito com nosso município. Nossa intenção é fazer o melhor possível pelo serviço público, com preocupação e dedicação as pessoas que são atendidas e para isso contamos com vocês profissionais para nos ajudar a transformá-lo em um serviço de excelência”, destacou.

A Secretaria planeja a entrega de desfibriladores também para atender as Unidades Básicas de Saúde da Vila Rosa e do Jardim Santo André, onde também serão oferecidos treinamento de manuseio e cuidados pela equipe do Samu aos profissionais dessas unidades.