O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou na manhã de hoje (20) que vai ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em Brasília, para tratar do assunto aftosa e tentar destravar os R$ 16 milhões que a pasta libera ao Governo do Estado para sanidade animal. Ele afirmou ainda que, ontem, enquanto cumpria agenda em Rio Brilhante, estabeleceu o primeiro contato com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, por telefone.
O governador lembrou que em 2005 foram liberadas 1 milhão de doses de vacinas que foram aplicados em gados do território de Mato Grosso do Sul e no Paraguai. “A aftosa não é um problema só do Paraguai. Caso seja possível e necessário, tanto a força pessoal quanto a material do Estado, vão estar disponíveis para a vacinação do gado paraguaio”, garantiu.
André também destacou que, desde a primeira notícia sobre aftosa no país vizinho, que surgiu em uma província a 200 km de MS, efetivos da Força Nacional, DOF (Departamento de Operação de Fronteira), polícias militar e civil, além de agentes da Iagro, foram reforçados na região de fronteira para proibir entrada e saída de gado do Paraguai no território sul-mato-grossense.
A titular da Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina, já está em Brasília, aguardando André, para a reunião com o ministro da Agricultura que deve acontecer até o fim do dia.