O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul - CONISUL em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA realiza o Seminário de Planejamento da Agricultura Familiar, nos dias 27 e 28, na Associação Comercial de Naviraí, como atividade do serviço de assistência técnica executado pelo CONISUL em 8 municípios do Território da Cidadania do Cone Sul.
A atividade faz parte do Programa Federal Territórios da Cidadania que investe em 160 territórios brasileiros, onde se concentra pobreza e Mato Grosso do Sul conta com 4 deles, do Cone Sul, Grande Dourados, Vale do Ivinhema e Reforma, na região pantaneira.
O Seminário vai reunir 80 agricultores familiares dos 8 municípios do Território da Cidadania do Cone Sul, de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas, Tacuru, para discutir a situação da agricultura familiar e projetos para o desenvolvimento territorial.
Coordena o trabalho iniciado em abril o Engenheiro agrônomo Erminio Guedes, junto com uma equipe técnica que já visitou mais de 1,0 mil agricultores na região.
Os principais problemas da região estão associados a monocultura do leite e a falta de alternativas para diversificar a produção. Os técnicos entendem que não faltam oportunidades aos agricultores, mas falta organização social e da produção para aproveitamento e ocupação de espaço no mercado. O melhor exemplo é das compras governamentais que priorizam comprar da agricultura familiar, como é o caso da merenda escolar, cujo desempenho em 1.010 ficou em apenas 2%, no Estado.
Confira a programação:
Dia 27 de outubro
9h – Credenciamento
9h30 – Abertura
10h30 às 11h45 – A Política de Desenvolvimento da Agricultura Familiar para o Território da Cidadania do Cone Sul.
Palestrante: Marco Antônio Oliveira George - MDA.
12h – Almoço
13h30 às 15h - A Situação da Agricultura Familiar no Território da Cidadania do Cone Sul e a Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER.
Palestrante: Erminio Guedes dos Santos – CONISUL
15h às 16h30 - Trabalho em Grupo - Qual é a visão de futuro dos agricultores? Quais são os projetos que os agricultores estão dispostos a assumir? Quais as propostas de trabalho participativo de assistência técnica a ser desenvolvida com os agricultores?
Grupo I – Produção de Leite: Reforma de pastagem, Manejo zootécnico e controle sanitário do rebanho;
Grupo II – Organização Social e da Produção Familiar: Associativismo e produção associada em rede solidária agroindustrial e de produtos.
Grupo III – Produção diversificada de alimentos e segurança alimentar: subsistência familiar e excedente para o mercado.
16 h30 às 17h30 - Trabalho de sistematização das Propostas do Grupo II, em Plenário.
17h30 às 18h30 - Trabalho de sistematização das Propostas do Grupo III, em Plenário
18h30 - Encerramento.
20h – Jantar
Dia 28 de Outubro
7h30 às 9h - Sistematização das Propostas do Grupo I, em Plenário.
9h à 10h - Arranjos Produtivos Locais, Assistência Técnica e Canais de Mercado.
10 às 10h15 – Intervalo com Lanche.
10h15 às 11h - Crédito Rural, Projetos e Financiamentos.
11h às 12h - Carteira de Projetos, organização social e da produção e comercialização.
12h – Almoço
13h30 às 14h30 - Trabalho em Grupo: Estratégia para Execução dos Projetos priorizados - Produzir, comercializar, gerar renda e qualidade de vida!
Grupo I – Projetos para produção de Leite.
Grupo II – Projetos para Organização social e da Produção Familiar.
Grupo III – Projetos de Segurança Alimentar.
14h30 às 15h45 - Sistematização dos Trabalhos dos Grupos, em Plenário.
15h45 às 16h – Intervalo com Lanche.
16h às 17h - Encaminhamentos: Formação de Grupos de Vizinhanças associadas e Agenda de Treinamentos Técnicos, para capacitação nos projetos priorizados.
17h15 - Encerramento.