Com enfoque na conservação do solo aliada à produção, visando à rentabilidade, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia, foi um dos palestrantes, no estande da empresa instalado durante o Showtec 2012, no ultimo dia do evento (ontem, 27) realizado pela Fundação MS, em Maracaju.
Segundo Arroyo, nos últimos 30 anos houve grandes avanços na adoção, pelos produtores, de práticas conservacionistas, principalmente o SPD (Sistema Plantio Direto). Esse sistema é uma das técnicas agrícolas sustentáveis do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) custeados com incentivos do Governo federal.
De acordo com o pesquisador, o SPD possui como fundamentos as seguintes ações: não revolvimento do solo, a manutenção do solo coberto permanentemente e a rotação de culturas. Sorgo, crotalárias e braquiárias são exemplos de espécies que se enquadram no sistema e trazem benefícios para a biologia, fertilidade e física do solo. A crotalária, quando cultivada na safrinha, após a colheita da soja, pode aumentar em 120kg/ha a quantidade de nitrogênio no solo.
Com a adoção de boas práticas de manejo do solo, o produtor vai perceber o aumento da matéria orgânica, que é o principal reflexo de um solo bem manejado. Entre os aspectos positivos é que a maior quantidade de matéria orgânica contribui para menor liberação de gás carbônico para a atmosfera e aumenta a cobertura do solo, protegendo-o contra a erosão.
“As práticas conservacionistas resultam em ganhos, como controle de nematoides; aumento da fertilidade, o que reduz a necessidade de aplicação de adubos; diminuição da pulverização; e maior resistência das lavouras às diversidades climáticas”, expôs o técnico da Embrapa.
“Com o passar dos anos, o manejo do solo traz ganhos econômicos para o produtor rural. Mas ele precisa ter persistência, porque os resultados são vistos ao longo dos anos”, afirma o pesquisador, que destaca também a importância da busca por informações sobre as tecnologias para aumentar a rentabilidade e conservar o solo. “E uma das formas é através de práticas conservacionistas que não aumentam o custo de produção”, diz Arroyo.