Menu
Buscarsábado, 20 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Agronegócio

Chuvas continuam a dificultar escoamento da safra em porto do Paraná

02 março 2011 - 10h54Por Redação Douranews, com Globo Rural Online

O Porto de Paranaguá, no Paraná, por onde sai grande parte dos grãos exportados pelo Brasil, ainda enfrenta congestionamento de caminhões até a tarde desta terça-feira (01/03). A fila para descarga ao longo da BR-277 chega a 33 quilômetros, segundo informações da concessionária Ecovias, que administra a rodovia.

Na tarde da última segunda-feira (28/02), a concessionária registrou um congestionamento até o km 26. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informou que houve um problema técnico no sistema final de descarga que interrompeu o serviço de cadastramento dos caminhões, o que sobrecarregou o sistema. A chuva ininterrupta dos últimos dias também contribuiu para o congestionamento. Como o grão não pode molhar, o serviço de descarga é interrompido.

Para agilizar o escoamento da safra, o porto paranaense está adotando um sistema chamado carga online, que faz o gerenciamento do fluxo dos veículos estabelecendo quotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal em operação. A carga é cadastrada via internet ainda na origem e o caminhão só é liberado para seguir viagem quando há espaço nos armazéns do porto. A administração afirmou que operadores que não respeitarem esse sistema não terão espaço garantido para desembarque.