A onda de calor que atinge os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil poderá perder força na próxima semana, segundo informações do instituto Climatempo. Simulações atmosféricas feitas em supercomputadores confirmam o início do rompimento do bloqueio atmosférico por uma frente fria para o início da segunda quinzena de fevereiro.
A frente fria que começa a mudar as condições atmosféricas deve chegar ao Sul do Brasil a partir de quinta-feira (13), devendo abrir caminho para uma segunda frente fria, que deve influenciar o Sudeste a partir da segunda-feira (17) que vem.
A notícia é boa para quem aguarda o retorno das chuvas. Segundo as previsões, profundas mudanças na circulação atmosférica sobre o centro-sul do Brasil são esperadas para a segunda quinzena de fevereiro. O fluxo de ventos muda e o ar úmido e quente da Região Norte volta a ser transportado para o Sudeste. O aumento da umidade e a queda da pressão do ar vão permitir a formação das áreas de chuva