Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
na pauta

41 senadores assinam para impeachment de Moraes

Agora depende do presidente Alcolumbre abrir o processo

07 de agosto 2025 - 14h33 Por Redação Douranews
41 senadores assinam para impeachment de Moraes Senadora Soraya não assina pedido contra ministro — Divulgação

A oposição ao governo Lula, capitaneada pelo PL, conseguiu atingir, na manhã desta quinta-feira (7), as 41 assinaturas que eram necessárias para apresentar, no Senado, um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em um esforço concentrado após Moraes determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a oposição buscou, nos últimos dias, as assinaturas necessárias para protocolar o pedido como uma estratégia de pressão da ala bolsonarista do Congresso.

De Mato Grosso do Sul, apenas a senadora Soraya Thronicke (Podemos) não assinou os pedido; os demais, Tereza Cristina (PP) e Nelsinho Trad (PSD) decidiram reforçar os apelos da oposição.

Com isso, os líderes da oposição anunciaram o fim da obstrução aos trabalhos do Senado e da ocupação da Mesa Diretora. A pressão deve ser, agora, redirecionada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que seja aberto o processo.

De acordo com o deputado Rodolfo Nogueira, de Dourados, caso o Senado determine a abertura do processo, o ministro Alexandre de Moraes deverá ser afastado das funções no Supremo por 180 dias e em seguida será submetido ao rito da cassação. Para isso, são necessários 54 votos, equivalente a dois terços do total de 81 senadores. 

Veja quem assinou

senadores impeachment moraes 2 jul 2025 1